ABCD - 12/06/2018 - 17:00:28

 

Em São Bernardo, concurso público colabora com aprimoramento da formação continuada dos profissionai

Em São Bernardo, concurso público colabora com aprimoramento da formação continuada dos profissionai

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Prioridade desta gestão, o assunto foi tema abordado no Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação

Prioridade desta gestão, o assunto foi tema abordado no Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação


Das 782 vagas a serem preenchidas pelo concurso público para a Prefeitura de São Bernardo, 425 são direcionadas aos profissionais da Educação. As oportunidades são para professor I de Educação Básica (300 vagas), diretor escolar (50), coordenador pedagógico (35), orientador pedagógico (5), professor de Educação Especial (10) e professor II de Educação Básica (15 em Educação Física e 10 em arte). Os detalhes de cada vaga podem ser conferidos no link: https://www.vunesp.com.br/busca/concurso/proximo. As inscrições vão até 26 de junho no site da Vunesp e a prova objetiva ocorre em 26 de agosto. Mais que reforçar o quadro da Educação, o concurso público também tem o objetivo de aprimorar a formação desses profissionais.

A formação continuada dos professores é uma das prioridades desta gestão. Tanto que foi uma das atribuições que incentivou o prefeito Orlando Morando convidar a professora Sílvia Donnini para assumir a Secretaria de Educação de São Bernardo. A titular da Pasta, anteriormente, era diretora de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica no Ministério da Educação.

“Não há excelência profissional sem qualificação. Os professores devem buscar o aprimoramento em sua profissão que, por sua vez, deve estar relacionado ao trabalho feito na escola. Buscamos profissionais capacitados para ajudar nossa rede dar um salto de qualidade além do IDEB, pois nossa cidade possui uma média alta, ao conquistar 6,8, em 2015”, afirmou Morando. O índice foi criado para medir a qualidade da educação básica em todo território nacional e é divulgado a cada dois anos.

Para Sílvia Donnini, a rede municipal tem participação na formação continuada dos professores. “Por essa razão, elevamos o nível do concurso a uma proposição diferente no ingresso de novos professores. Também entendemos que a preparação para o concurso público também é um momento formativo, pois, por meio da bibliografia indicada, o candidato passa a ter contato com a filosofia e a visão da Educação em São Bernardo”, afirmou.

A formação continuada dos professores foi abordada no Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, que ocorreu no final de maio, na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A Prefeitura de São Bernardo foi a única cidade convidada para explanar justamente sobre o tema.

A secretária Sílvia Donnini participou do painel “A importância da Resolução CNE (Conselho Nacional de Educação) nº 2 para a Formação de Professores da Educação Básica”, ao lado de Bernadete Gatti, presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE-SP) e uma das maiores pesquisadoras em Educação no Brasil, e de Maria Beatriz Padovani, vice-presidente do CEE do Pará.

A Resolução CNE nº 2 define as diretrizes curriculares nacionais para a formação dos docentes em nível superior e continuada. Durante sua fala, a secretária de Educação de São Bernardo apresentou um panorama da condição formativa dos professores no Brasil. Em sua maioria há professores com ensino superior completo, mas ainda há casos de profissionais com formação em outras áreas ou sem licenciatura. São Bernardo conta com aproximadamente 5.000 professores, sendo, em sua maioria profissionais com formação superior e com pós-graduação.

Para a professora Bernardete Gatti, o que deve guiar a formação dos professores é o currículo da Educação Básica e esses são os elementos que a Resolução CNE nº 2 traz. “Para formar o professor é preciso olhar para o trabalho feito pela escola e compreender esse universo e depois teorizar. Construir currículos com visão abstrata faz com que se cometa erros formativos”, disse.

 



;

Links
Vídeo
Turismo SBC


Últimas Notícias




Seleção Brasileira sofre, mas vence a Costa Rica por 2 x 0


Sisu: matrícula e lista de espera começam hoje


São Bernardo sedia o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística


Em São Bernardo, Guarda Civil Municipal é contemplada com nova sede de almoxarifado


Seminário reforça ações de combate ao trabalho infantil em São Bernardo


Prefeitura de São Bernardo oferece orientação sobre crédito a pequenos empresários