ABCD - 11/06/2018 - 20:50:13

 

Santo André realiza nova fragmentação de documentos e libera espaço no Arquivo Central

Santo André realiza nova fragmentação de documentos e libera espaço no Arquivo Central

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Terceira ação amplia vida útil do local com a reciclagem de 7,3 toneladas de documentos; Prefeitura recebe contrapartida financeira

Terceira ação amplia vida útil do local com a reciclagem de 7,3 toneladas de documentos; Prefeitura recebe contrapartida financeira


Santo André, 11 de junho de 2018 – Como parte do conjunto de ações da administração visando uma gestão mais eficiente e inserida na era digital, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Inovação e Administração, realizou nesta segunda-feira (11) a terceira fragmentação de documentos do Arquivo Municipal. Nesta ação, cerca de 40 mil processos antigos foram descartados, somando 7,3 toneladas de papel, que serão destinadas à reciclagem.

A ação visa abrir espaço no local de armazenamento e ainda trazer uma contrapartida financeira, já que o processo é feito em parceria com a iniciativa privada, que pagou R$ 2,9 mil pela aquisição do material que será reaproveitado. A primeira fragmentação ocorreu em maio de 2017, quando houve o descarte 11 toneladas de documentos. Em novembro, mais 15 toneladas foram extintas e ambas trouxeram quantia semelhante de retorno financeiro. O Arquivo Municipal ficou dez anos sem este tipo de trabalho, causando superlotação.

O prefeito Paulo Serra acompanhou o trabalho e verificou a importância da manutenção do espaço. “Esta é uma ação de sustentabilidade e que oferece mais eficiência no andamento dos processos. Nossa gestão busca sair do uso do papel, digitalizando os documentos, dando mais dinâmica ao dia a dia. Diminuímos assim a agressão ao meio ambiente, eliminamos um gasto desnecessário e ainda trazemos recursos para os cofres públicos”, destacou. A administração seguirá com estas ações regularmente.

A maioria dos arquivos eliminados apresentava pedidos de serviços vindos de diferentes secretarias e departamentos, que foram executados ou não, mas que pela tabela de temporalidade já estavam encerrados. O processo para a extinção corresponde primeiramente na divulgação pública através de edital para conhecimento da eliminação e um termo legal após a realização da ação. A expectativa da Secretaria de Inovação e Administração é de melhorar o serviço facilitando o processo ao longo do tempo, desafogando assim o Arquivo Municipal.

 



;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



Haddad grava programa eleitoral em frente da sede da PF em Curitiba


Prefeitura de São Bernardo promove pedalada noturna em comemoração ao aniversário da cidade


Prefeitura de São Bernardo oficializa a permissão de uso do Teatro Martins Pena à Corporação Musica


Em São Bernardo, obras do Bom Prato são iniciadas e entrega será em novembro


Em São Bernardo, concerto no Parque Salvador Arena atrai mais de 1,5 mil pessoas


São Bernardo inicia transporte de vigas para o Viaduto da Praça dos Bombeiros