ABCD - 08/08/2018 - 17:26:28

 

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, Prefeitura de São Bernardo destaca ações e conscientização

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, Prefeitura de São Bernardo destaca ações e conscientização

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Omar Matsumoto

 

Oficinas culinárias, rodas de conversa e bate papo com nutricionistas foram realizadas na Policlínica Centro; prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, participou das ações

Oficinas culinárias, rodas de conversa e bate papo com nutricionistas foram realizadas na Policlínica Centro; prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, participou das ações


Sob a premissa de destacar ações de hábitos saudáveis no “Dia Nacional de Combate ao Colesterol” – celebrado nesta quarta-feira (08/08) –, a Prefeitura de São promoveu inúmeras atividades que reforçam a importância da data, como oficinas culinárias, rodas de conversa e bate papo com nutricionistas, na Policlínica Centro – Avenida Armando Ítalo Setti, 402, no Baeta Neves. 

O colesterol alto é uma doença que atinge pacientes de todas as idades, inclusive as crianças. Quando não tratado, pode ocasionar sérios problemas de saúde, como: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto, gordura no fígado e obesidade.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, participou da ação e salientou o investimento que vem sendo aplicado na Saúde. “Todos os meses realizamos ações de conscientização sobre a saúde. É um plano de trabalho que vem sendo prioritário na Administração, uma vez que ter um diagnóstico precoce é essencial e pode ajudar a salvar vidas”, pontuou.

Aceitação – A auxiliar de enfermagem, Aparecida de Fátima de Aguiar, 62 anos, participou da oficina de sucos. Com problemas para controlar nos índices de colesterol há anos, deixou a unidade de saúde satisfeita com todas as dicas que recebeu. 

“Fui convidada a participar da oficina e estou muito feliz. Tirei todas as minhas dúvidas e agora sei o que é bom para manter a saúde em dia. Chegando em casa, vou replicar tudo que aprendi aqui”, disse Aparecida. 

Já o aposentado, Luís dos Santos, 62 anos, viu no bate papo com as nutricionistas uma nova forma de recomeçar. “Recentemente, fiz uma cirurgia do coração. Como moro sozinho, não sabia qual era a melhor forma de me alimentar. Agora, conquistei mais um passo para essa nova vida”, comemorou. 

O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, também apontou a importância dos cuidados da saúde e a manutenção dos níveis de colesterol. “Com a correria do dia a dia, as pessoas acabam se alimentando mal e deixando de lado os exercícios físicos. Por isso, precisamos conscientizar as pessoas a mudar a rotina e planejar uma vida mais saudável. Grande parte da população tem colesterol alto e não sabe. Como é uma doença muito silenciosa, as pessoas desconhecem do perigo”, explicou Reple. 

Cuidado Constante –  A Prefeitura de São Bernardo também mantém na Policlínica Centro o ambulatório de Nutrição. Pacientes de todas as idades são atendidos e avaliados por nutricionistas. No espaço, eles são acompanhados e recebem todo o auxílio necessário para dar continuidade ao tratamento. Por mês, são atendidas 900 pessoas. 

O ambulatório funciona exclusivamente aos pacientes que realizam acompanhamento na unidade de saúde. Médicos, de outras especialidades, encaminham o doente para iniciar o tratamento nutricional.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




Dólar fecha em queda e Bovespa sobe 2,83%


Governo decide manter começo do horário de verão em 4 de novembro


BTG Pactual/FSB: Jair Bolsonaro tem 59% dos votos válidos; Haddad, 41%


Boleto acima de R$ 100 poderá ser pago em qualquer banco


Carla Morando está na liderança para estadual no Grande ABC


3,6 milhões de títulos de eleitor no país foram cancelados por não fazer o cadastro biométrico