Prefeitura de São Bernardo intensifica ação de combate às hepatites virais


 

ABCD - 27/07/2018 - 18:12:57

 

Prefeitura de São Bernardo intensifica ação de combate às hepatites virais

Prefeitura de São Bernardo intensifica ação de combate às hepatites virais

 

Da Redação com agências

Foto(s): Gabriel Inamine/PMSBC

 

Testes rápidos de hepatite B e C foram realizados na Policlínica Centro por técnicos da Secretaria de Saúde

Testes rápidos de hepatite B e C foram realizados na Policlínica Centro por técnicos da Secretaria de Saúde


Com o objetivo de conscientizar à população e salientar a importância do diagnóstico precoce, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações em prol do “Dia Mundial de Combate à Hepatite”, comemorado neste sábado (28/07). O ato aconteceu na Policlínica Centro, localizado na Avenida Armando Ítalo Setti, 402, no Baeta Neves. 

Pacientes, que aguardavam na sala de espera, da unidade de Saúde, para realizar consultas e exames, foram encorajados a realizar testes rápidos da doença. A dona de casa Silvana Martins, 34 anos, foi uma das pacientes a aceitar o procedimento. 

“Nunca tinha feito esse exame antes, mas gosto de manter a minha saúde em dia. Assim, que fiquei sabendo, me prontifiquei a realizar. Além de apresentar os exames de rotina, para o meu médico, vou para casa tranquila, ciente que não tenho hepatite”, explicou. 

O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, apontou a importância da atividade e salientou o ato de informar à população sobre a doença. “A Hepatite é uma doença muito silenciosa e perigosa, porém se ela for diagnosticada precocemente, existe cura. Grande parte da população é portadora do vírus e não sabe. Por isso, precisamos conscientizar a todos a realizar esse teste”, disse Reple. 

Em 2017, a Secretaria de Saúde notificou 184 novos casos de hepatite (B e C). Entre os meses de janeiro a junho deste ano, foram confirmados 58 novos casos. No Brasil as mais comuns são as variáveis “A” “B” “C” e “D” e vacinação para os tipos A e B estão disponíveis em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município. 

Os principais sintomas são: dor de cabeça e mal-estar, dor e inchaço abdominal, cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos, urina escura, náuseas, vômitos e emagrecimento sem causa aparente.

Prevenção - Os testes rápidos de Hepatite e demais doenças sexualmente transmissíveis, podem ser realizados no ambulatório da Policlínica Centro, das 8h às 16h, ou em todas as 34 UBSs da cidade.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




STF aprova compartilhamento total de dados financeiros da Receita Federal com o MP sem autorização judicial


CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PUBLICAÇÃO DA FOLHA DE S. PAULO


Recadastramento de telefones pré-pagos termina hoje,18, para 17 estados


Orlando Morando inaugura novo trecho do corredor Alvarenga


Medida Provisória acaba com o DPVAT


Senado aprova PEC que adia quitação de precatórios