Professora da rede de São Bernardo apresenta projeto no Japão


 

ABCD - 31/07/2018 - 18:00:18

 

Professora da rede de São Bernardo apresenta projeto no Japão

Professora da rede de São Bernardo apresenta projeto no Japão

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Omar Matsumoto

 

Troca de experiências de ensino para crianças cegas e de baixa visão, por meio de conceitos de robótica e aprendizagem, será feita no país asiático

Troca de experiências de ensino para crianças cegas e de baixa visão, por meio de conceitos de robótica e aprendizagem, será feita no país asiático


A professora Olga Kikue Takinami, profissional da rede municipal de São Bernardo, estará no Japão, no começo de agosto, quando fará visita técnica a uma escola de educação especial da cidade de Fukui.

Atualmente, Olga conduz trabalho de aprendizagem para crianças cegas e alunos de baixa visão, baseado nos conceitos de Aprendizagem Criativa e de Robótica/Educação Tecnológica. A profissional desenvolve as atividades desde o ano de 2002 no município.

Durante a viagem, ela apresentará material aplicado na EMEBE Rolando Ramacciotti aos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Serviço de Apoio à Pessoa com Deficiência Visual (SAPDV).

Na opinião do prefeito Orlando Morando, a missão ao exterior ressalta a qualidade dos profissionais da educação do município. “A Administração tem sempre o compromisso de oferecer um serviço acessível e preocupado com o bom atendimento da população. A troca de experiências está dentro do conceito moderno da gestão pública”, comentou o chefe do Executivo.

A secretária de Educação, Silvia Donnini, celebrou as atividades desenvolvidas pela profissional. “O trabalho desenvolvido pela professora Olga e pelo setor de suporte ao ensino é fundamental para a garantia do bom ambiente de aprendizagem das nossas crianças. São Bernardo é pioneira mais uma vez”, destacou.

TRABALHO - A visita da professora a Fukui Prefectural School for the Visually Impaired está ligada aos estudos que a profissional realiza no curso de Ciência e Tecnologia da UFABC.

A profissional realiza pesquisa para monografia sobre o ensino de conceitos de máquinas simples para crianças cegas utilizando o material estruturado do Lego.

Para a professora Olga, o encontro com os japoneses será uma oportunidade de trocar conceitos na área do ensino de portadores de necessidades especiais. “O trabalho que desenvolvo tem a ver com deficiência visual e um dos focos é como ensinar conceitos de máquinas simples e Física para cegos. Quero conhecer como os japoneses fazem o trabalho com os alunos”, explicou.

Entre as habilidades desenvolvidas estão a resolução de problemas e ampliação de recursos das crianças. “Os alunos trabalham com máquinas simples, como alavancas e engrenagens simples”, prosseguiu a profissional.

Alguns dos projetos que serão levados ao país asiático também foram apresentados, em 2017, para Leo Burd, especialista em Aprendizagem Criativa, e Andrew Sliwinski, diretor de Design e Engenharia do Scratch, durante visita ao município.

ONDE - A cidade de Fukui está localizada na porção central do Japão, na província de mesmo nome, e possui 264,2 mil habitantes. A economia do município é movimentada pelos setores de fibras têxteis e pela fabricação de óculos.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




Alex Manente não vota a favor dos principais destaques da previdência: policiais, mulheres e professores, dentre outros


Câmara aprova regras especiais de aposentadoria de policiais da União


Câmara aprova mudanças em regras de pensão e para mulheres


Câmara conclui discussão e deve votar reforma da Previdência nesta quarta


Lula, Palocci e Paulo Bernardo viram réus por promessa de corrupção


Após Alex Manente colaborar com derrota de Sérgio Moro, Senado mantém decisão sobre o Coaf