OTrim está ativo no seu SSD do Windows 10?


 

Informática - 20/11/2018 - 07:20:44

 

OTrim está ativo no seu SSD do Windows 10?

OTrim está ativo no seu SSD do Windows 10?

 

Da Redação com agências

Foto(s): Reprodução

 

O Trim é essencial e o Windows 10 tem essa opção presente e disponível para os utilizadores usarem de forma automática

O Trim é essencial e o Windows 10 tem essa opção presente e disponível para os utilizadores usarem de forma automática


É um dado adquirido que o armazenamento SSD é uma das melhores formas de acelerar um computador. Ao não ter partes móveis, consegue ser mais rápido e gerir melhor a forma como os dados são armazenados e acedidos.

A sua gestão é também mais simples graças a algumas ferramentas. O Trim é essencial e o Windows 10 tem essa opção presente e disponível para os utilizadores usarem de forma automática. Mas será que está ativa?

A mudança de um disco mecânico para um SSD é algo que consegue dar uma vida nova a um computador. Por norma, e quando ligado a um sistema operativo, a sua gestão é simples e até quase automática. Para isso precisam de ter o Trim ativo.

Como verificar se o Trim está ativo no Windows 10

O primeiro passo é abrir uma janela de DOS, com permissões de administrador e executar o comando fsutil behavior query DisableDeleteNotify. Os resultados apresentados mostram o estado do Trim.

TRIM Windows 10

O valor DisableDeleteNotify deve estar como valor zero (0). Caso apresente o valor um (1), então necessitam de ativar o Trim, com o comando fsutil behavior set DisableDeleteNotify 0.

Qual a importância do Trim num SSD

O Trim realiza a gestão do espaço que não está a uso numSSD e que pode ser eliminado. Caso esteja ativo no Windows 10, a gestão é automática e a otimização do SSD é realizada uma vez por semana.

TRIM Windows 10

Para validarem a configuração do Windows 10 só precisam de pesquisar por Desfragmentar e otimizar Unidades. Na janela que for aberta podem verificar para cada SSD a data da última otimização. Se necessitarem usem o botão Otimizar para a realizar na hora.

Alterar as definições do Trim no Windows 10

Algo que podem fazer é alterar a periodicidade da otimização. Carreguem no botão Alterar definições e alterem a frequência com que o Trim é aplicado e o espaço que não está a ser usado é recuperado.

TRIM Windows 10

Podem ainda escolher que unidades podem ver aumentada a periodicidade da otimização em caso de falha, para prevenir problemas.

Esta é a forma simples que podem usar para garantir a saúde do vosso SSD e até o próprio desempenho do Windows 10, tornado-o mais rápido e mais ágil a realizar as tarefas que necessitam e que lhe pedem.

Com informações da Pplware

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




Justificativa eleitoral pode ser feita pela internet


Vagas do Mais Médicos são reabertas


Maioria do TSE rejeita ação do PT contra Bolsonaro


Conselho de Ética arquiva representação contra deputados petistas


Onyx apresenta lista dos 22 ministérios do governo Bolsonaro


Receita e PF apreendem mais de 285 kg de cocaína no Porto de Santos