Receita abre investigação sobre patrimônio de Gilmar Mendes e sua mulher


 

Politica - 08/02/2019 - 06:08:36

 

Receita abre investigação sobre patrimônio de Gilmar Mendes e sua mulher

Receita abre investigação sobre patrimônio de Gilmar Mendes e sua mulher

 

Da Redação com Veja

Foto(s): Reprodução

 

Ministro Gilmar Mendes e a esposa Guiomar Feitosa Mendes

Ministro Gilmar Mendes e a esposa Guiomar Feitosa Mendes


A Coluna Radar, da Veja, revela que a Receita Federal abriu um trabalho para identificar “focos de corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio ou tráfico de influência” do ministro Gilmar Mendes e de sua mulher, Guiomar.

Gilmar Mendes
Gilmar Mendes

O relatório, segundo a Radar, datado de maio de 2018, apontaria uma variação patrimonial sem explicação de 696 396 reais do ministro em 2015 e concluiria que Guiomar “possui indícios de lavagem de dinheiro”.

A  Coluna ouviu especialistas que analisaram a movimentação financeira do casal que apenas em 2016, foi de 17,3 milhões. Apesar do valor elevado, esses especialistas consideraram "a conclusão do relatório açodada."

Em contato com a Radar, Guiomar Mendes afirma: “Ainda dominada por profunda perplexidade e indignação, tenho a lhe dizer que minha atuação profissional sempre se pautou pelo respeito às instituições e àqueles que as integram e pela observância aos valores éticos e morais inerentes ao exercício da advocacia. Não bastassem as minhas palavras, coloco à sua disposição as Reuniões de Contas do escritório que me dizem respeito, com a devida relação dos processos em que atuei e respectivos valores recebidos, bem como movimentação bancária e declarações de rendimentos apresentadas junto à Receita Federal com discriminação detalhada de bens e valores absolutamente compatíveis com os ganhos que obtive”.

Mendes, por sua vez, acusou o que chamou de "abuso de poder por agentes públicos para fins escusos, concretizado por meio de uma estratégia deliberada de ataque reputacional a alvos pré-determinados […} Tal estratégia revela-se clara no presente caso, em que ilações desprovidas de qualquer substrato fático são feitas não apenas em relação a minha pessoa, mas em relação a todo o Poder Judiciário nacional”. A reação do ministro se deu por meio de petições atravessadad na Receita e no Supremo.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




Como votaram os deputados na saída do Coaf do Ministério da Justiça


Juiz homologa delação premiada do empresário Henrique Constantino


Piscinão do Paço de São Bernardo será entregue em 100 dias


Biometria Obrigatória 2019 para as eleições municipais de 2020


Luiz Fernando, PT, vai para o Conselho de Ética por preconceito contra a mulher


Carla Morando discursa na abertura da APAS Show, enaltecendo a "forte capacidade de gerar emprego"