"> Montadoras chinesas ampliam presença no Brasil em 2025 com foco em veículos elétricos, híbridos e a combustão

 

Autos - 20/11/2025 - 05:35:05

 

Montadoras chinesas ampliam presença no Brasil em 2025 com foco em veículos elétricos, híbridos e a combustão

 

Da Redação .

Foto(s): Divulgação / BYD

 

Cresce a chegada de marcas chinesas ao mercado brasileiro, com diversidade de motorização e forte impacto tributário, em meio às discussões políticas da COP-30 sobre energias limpas e desenvolvimento econômico.

Cresce a chegada de marcas chinesas ao mercado brasileiro, com diversidade de motorização e forte impacto tributário, em meio às discussões políticas da COP-30 sobre energias limpas e desenvolvimento econômico.

As montadoras chinesas vêm conquistando espaço significativo no mercado automobilístico brasileiro, com projeções para atuação oficial de pelo menos 15 marcas até o final de 2025. A presença se dá tanto por importações diretas quanto por investimentos em fábricas locais, destacando-se a Great Wall Motors (GWM) e BYD, empresas que investem pesado em produção e tecnologia, reforçando a cooperação Brasil-China no setor automotivo. A estratégia chinesa contempla a oferta de veículos movidos a gasolina, híbridos e elétricos, contribuindo para a diversificação do parque automotivo nacional em consonância com a agenda ambiental discutida na COP-30.

No mercado brasileiro, os preços dos veículos chineses variam conforme a motorização, com forte componente dos impostos de importação que incidem sobre os modelos. Segundo a legislação vigente, veículos tradicionais a gasolina são tributados em 35%, híbridos em 30% e elétricos em 25%. O quadro abaixo detalha modelos e preços médios estimados em dólar e real, além do impacto percentual dos impostos no valor final do produto:

Marca Modelo Tipo de motor Preço (USD) Preço (BRL) Imposto (BRL) Preço Final (BRL) Imposto % sobre preço original
BYD Dolphin Mini Elétrica 21.000 119.700,00 29.925,00 149.625,00 25,0
BYD King GL Elétrica 31.500 179.550,00 44.887,50 224.437,50 25,0
GWM Omoda Híbrido 28.000 159.600,00 47.880,00 207.480,00 30,0
Neta Potenza Elétrica 25.000 142.500,00 35.625,00 178.125,00 25,0
Zeekr X Elétrica 42.000 239.400,00 59.850,00 299.250,00 25,0
GAC Trumpchi Gasolina 23.000 131.100,00 45.885,00 176.985,00 35,0
Changan UNI-T Gasolina 22.000 125.400,00 43.890,00 169.290,00 35,0
FAW Besturn Gasolina 20.000 114.000,00 39.900,00 153.900,00 35,0

Sites oficiais

Aqui estão os sites oficiais:

O governo brasileiro encara a expansão das montadoras chinesas como parte da estratégia nacional de inovação industrial e transição energética, alinhando-se ao compromisso com a redução de emissões na COP-30. O ministro Rui Costa destacou a importância da parceria estratégica: "A instalação da primeira fábrica chinesa no Hemisfério Sul reforça nossos laços econômicos e de cooperação, permitindo uma mobilidade mais sustentável e investimento em tecnologias de baixo carbono." O presidente Lula também reforçou a relevância da mobilidade elétrica, chegando à COP-30 em um SUV da BYD, sinalizando simbolicamente o novo momento da indústria automobilística no país.

Por outro lado, a alta carga tributária sobre veículos importados, especialmente os elétricos e híbridos, vem sendo tema de debate.

"Os impostos elevados afetam a competitividade e o acesso do consumidor a tecnologias limpas, mas incentivam a produção local, fundamental para o desenvolvimento sustentável," comentou um especialista econômico.

A indústria local ainda enfrenta desafios para expandir a produção nacional, contudo, investimentos bilionários reforçam expectativas de crescimento no médio prazo.

Assim, o Brasil se posiciona como um dos poucos mercados globais onde as montadoras chinesas ampliam sua atuação em veículos variados, de combustão, híbridos e elétricos, com efeitos políticos, econômicos e ambientais em sintonia com as discussões globais da COP-30.

(*) Com informações das fontes: Poder360, CNN Brasil, Neofeed, Quatro Rodas, governo federal, e Agazeta Motor.

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