Uma interrupção tecnológica global está afetando operações em muitos setores, com companhias aéreas cortando voos, canais de TV e sistemas bancários offline, hoje, dia 19)
American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam voos devido a problemas de comunicação. A ordem veio pouco depois de a Microsoft ter dito que tinha resolvido uma interrupção nos seus serviços em nuvem que afetou várias companhias aéreas de baixo custo, embora não tenha ficado imediatamente claro se as companhias aéreas estavam conectadas.
“Uma falha de software de terceiros afetou sistemas de computadores em todo o mundo, incluindo a United. Enquanto trabalhamos para restaurar esses sistemas, mantemos todas as aeronaves em seus aeroportos de partida”, disse a United em comunicado. “Os voos já em andamento permanecerão no destino.”
O governo australiano afirma que as falhas sofridas pelos meios de comunicação, bancos e empresas de telecomunicações parecem estar ligadas a um problema na empresa global de segurança cibernética Crowdstrike.
De acordo com um alerta Crowdstrike enviado a seus clientes e revisado pela Reuters, o software Falcon Sensor da empresa faz com que o Microsoft Windows trave e exiba uma tela azul, informalmente conhecida como tela azul da morte.
O alerta, enviado às 2h30. (horário de Brasília) nesta sexta-feira, ele também compartilhou uma solução manual para resolver o problema.
Um porta-voz da Crowdstrike não respondeu aos e-mails e telefonemas solicitando comentários.
Não havia informações que sugerissem que a violação fosse um incidente de segurança cibernética, disse o escritório da coordenadora nacional de segurança cibernética da Austrália, Michelle McGuinness, em um artigo no X.
O efeito geral
O setor das viagens tem sido um dos mais afetados, com aeroportos de todo o mundo, incluindo Tóquio, Amesterdão, Berlim e vários terminais espanhóis, a reportar problemas de sistema e atrasos.
As companhias aéreas internacionais, incluindo a Ryanair, a maior companhia aérea da Europa em número de passageiros, alertaram para problemas com os seus sistemas de reservas e outros problemas.
No Reino Unido, os sistemas de reservas utilizados pelos médicos caíram, de acordo com vários relatos das autoridades médicas de X, enquanto a Sky News, um dos principais canais de notícias do país, caiu, pedindo desculpas por não poder transmitir ao vivo.
Bancos e outras instituições financeiras da Austrália à Índia e África do Sul alertaram os clientes sobre interrupções nos seus serviços, enquanto o Grupo LSEG relatou uma interrupção na sua plataforma de dados e comunicações.
* Com informações da Reuters e outras agências