Brasil conquista quatro indicações ao Oscar 2026 com "O Agente Secreto"
Da Redação .
Foto(s): Reprodução Redes Sociais
Filme de Kleber Mendonça Filho concorre a Melhor Filme, Melhor Ator para Wagner Moura, Melhor Filme Internacional e Melhor Direção de Elenco; premiação ocorre em 15 de março.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou os indicados à 98ª edição do Oscar em 22 de janeiro de 2026. O Brasil obteve cinco indicações, superando o recorde anterior de quatro estabelecido por "Cidade de Deus" em 2004. "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, recebeu quatro delas.
Indicações de "O Agente Secreto"
O filme concorre em quatro categorias. Melhor Filme, com dez concorrentes incluindo "Pecadores" e "Uma batalha após a outra". Melhor Ator, com Wagner Moura disputando contra Timothée Chalamet, Leonardo DiCaprio, Ethan Hawke e Michael B. Jordan. Melhor Filme Internacional, contra França, Noruega, Tunísia e Espanha. Melhor Direção de Elenco, categoria estreante, com Gabriel Domingues indicado.
Outras indicações brasileiras
Adolpho Veloso recebeu indicação por Melhor Fotografia em "Sonhos de Trem". O total de cinco menções marca o maior número na história do Brasil no Oscar.
Fatores técnicos e festivais
"O Agente Secreto" venceu Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura em Cannes, maio de 2025. Ganhou Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator no Globo de Ouro, 11 de janeiro de 2026. Indicado ao Critics' Choice Awards e Spirit Awards. Selecionado entre seis finalistas brasileiros em setembro de 2025 pela Academia Brasileira de Cinema.
Aspectos políticos e econômicos
Produção captou 12 milhões de dólares, com 40% via Lei Rouanet. Orçamento incluiu coprodução internacional. Governo federal divulgou nota oficial parabenizando a equipe. Premiações anteriores elevaram visibilidade em Hollywood, com 56 prêmios em festivais globais.
Calendário e votação
Votação para vencedores inicia em 26 de janeiro e termina em 5 de março de 2026. Cerimônia ocorre em 15 de março no Dolby Theatre, Los Angeles, com apresentação de Conan O'Brien.
(*) Com informações das fontes: g1, CNN Brasil, Infomoney, Veja e Abr.